CONSULTA VASCULAR
Iniciamos com o motivo da consulta (foi a questão estética? Algum sintoma? Check-up vascular?) e, a partir disso, direcionamos toda a investigação:
- detalhamento dos sintomas quando presentes;
- interrogatório sobre todos os problemas de saúde, uso de medicações, tabagismo, alergias, histórico familiar;
- exame físico minucioso direcionado à queixa do paciente: por exemplo, se os sintomas correspondem a alterações venosas, o paciente é examinado em pé para facilitar a identificação de varizes. Com um aparelho de realidade aumentada visualizamos varizes que muitas vezes não são visíveis externamente. E para avaliarmos as veias mais profundas, geralmente é indicado o ultrassom vascular (doppler). Assim, conseguimos fazer um mapeamento de todas as alterações circulatórias envolvidas e traçar um plano de tratamento;
- já no check-up vascular, realizamos também a palpação de pulsos, identificando as regiões que precisam ser melhor avaliadas através do ultrassom vascular para a investigação de aneurismas, placas de colesterol e obstruções. Assim, os diagnósticos das lesões ainda pequenas, permite tratamento precoce e prevenção das complicações mais graves. Por isso que é tão importante a realização do check-up vascular, especialmente nas pessoas com fatores de risco como tabagismo, diabetes e alterações de colesterol.